Marketing

Veja como usar a automação do WhatsApp na sua estratégia de comunicação

A automação do WhatsApp pode melhorar a forma como você constrói suas estratégias omnichannel e otimizar os seus resultados em conjunto com o Email Marketing.

A sua empresa já está usando a automação de WhatsApp? Se ainda não, saiba que independentemente do porte dela neste momento, é fundamental saber se comunicar com os clientes de forma compreensível para alcançar o sucesso nas estratégias de comunicação.

E isso passa, hoje em dia, por utilizar as ferramentas adequadas para transmitir a sua mensagem, sendo isso parte essencial da construção das ações.

A automação do WhatsApp é uma estratégia em ascensão no mercado e faz parte da abordagem omnichannel, que integra os esforços investidos no email, WhatsApp e outros canais envolvidos.

Ela pode se juntar ao Email Marketing, que é conhecido como uma das maneiras mais eficazes de atingir um amplo público, por exemplo, em uma plataforma de comunicação que pode potencializar os seus resultados.

Deseja saber como combinar uma estratégia de envio automático de mensagens no WhatsApp com Email Marketing e outros canais? Então continue lendo este artigo, no qual explicaremos todos os detalhes sobre o assunto!

O que é a automação de WhatsApp?

A automação do WhatsApp é um processo que permite enviar mensagens automaticamente para os seus contatos. Para fazer isso, você pode utilizar ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business. 

A automação pode ser aplicada em diversas situações, como confirmações de agendamentos, envio de lembretes, respostas automáticas e até mesmo para campanhas de marketing.

Para configurar uma automação no WhatsApp, você precisa definir os gatilhos, ou seja, as condições para que a mensagem seja enviada, e criar os fluxos de mensagens que serão disparados.

Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?

A automação do WhatsApp é uma forma de se conectar com os clientes de forma inteligente, poupando esforços ao mesmo tempo em que aproveita todo o potencial do aplicativo de comunicação mais popular do Brasil. 

Dessa forma, seu negócio estará disponível para seus clientes a qualquer momento que eles precisem de você. E eles já vão saber como encontrá-lo, afinal todo mundo espera que todo mundo esteja no WhatsApp e, de fato, todo mundo está.

E usando ferramentas que fazem seus clientes sentirem como se estivessem sendo atendidos por uma pessoa, sua estratégia de Marketing fica ainda mais poderosa. Afinal, você terá contato com seus Leads e clientes sem ter que alocar muitas pessoas no serviço de atendimento.

Os benefícios de adotar a automação de WhatsApp incluem:

Atendimento mais fácil

Os clientes podem contatá-lo a qualquer momento, sem necessidade de aguardar sua disponibilidade durante o horário comercial ou apenas em dias específicos da semana.

Atendimento mais eficiente

Com a automação do WhatsApp, os atendentes podem responder imediatamente quando os clientes têm dúvidas ou preocupações, mesmo quando estão de férias! 

Maior satisfação do cliente

Os clientes que sentem que estão sendo ouvidos têm índices de satisfação mais altos do que aqueles que não se sentem ouvidos em todos os momentos. Assim, o Lead tem maior tendência de se tornar um cliente. Além disso, aqueles que já compraram de você com certeza será um cliente mais engajado em suas ações.

Experiência personalizada

A automação do WhatsApp permite criar uma experiência personalizada e escalável para os Leads da sua base, de acordo com o perfil deles e as interações deles em seus conteúdos. São várias funcionalidades que facilitam a criação de réguas de comunicação.

Facilidade de pontos de contato

Você pode começar suas ações colocando um Botão de WhatsApp no seu site. Usando o RD Station Marketing, é muito simples de criar e colocar nas páginas que você desejar, com o bônus da integração com toda a sua estratégia de Marketing e Vendas.

Como fazer uma automação de WhatsApp bem feita

O WhatsApp possui uma dinâmica de uso diferente do email, por exemplo. Além da notificação de forma instantânea, as mensagens são mais curtas. Lembre-se, também, que é possível enviar e receber mensagens de áudio. 

Veja como fazer uma automação de WhatsApp inteligente:

Envie mensagens curtas

Normalmente, numa interação humana, as mensagens são enviadas num volume maior, porém com tamanho menor. O ideal é que seus disparos sejam parecidos com esse comportamento.

Explore os recursos do WhatsApp

Além das mensagens de texto você pode enviar áudios gravados, vídeos e fotos para ilustrar a mensagem que deseja transmitir.

Use a automação a seu favor

A automação do WhatsApp permite que você dispare mensagens automáticas baseadas em gatilhos e agilize a comunicação com seus Leads e clientes.

Fonte: Resultados Digitais

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