O Google lançou uma nova funcionalidade para usuários do Google Workspace, versão paga para empresas, onde é possível realizar disparos de e-mail marketing para até 1500 contatos a partir do próprio Gmail.
O que mudou
Em determinadas edições do Google Workspace, adicionamos dois novos recursos no Gmail que facilitam o envio de e-mails profissionais para várias pessoas:
- Layouts: selecione um dos modelos de e-mail, que incluem imagens, elementos do texto e botões. Você pode personalizar os modelos com esquemas de cores, logotipos, imagens, texto de rodapé e links. Layouts: selecione um dos modelos de e-mail, que incluem imagens, elementos do texto e botões. Você pode personalizar os modelos com esquemas de cores, logotipos, imagens, texto de rodapé e links.
- Envio múltiplo: com esse recurso, você pode enviar e-mails em massa sem a necessidade de incluir todos os destinatários no campo “Cco”. Por padrão, os e-mails com envio múltiplo incluem um link de cancelamento de inscrição para cada destinatário. Qualquer pessoa que cancelar a inscrição vai ser excluída automaticamente de futuros e-mails com envio múltiplo.
Também lançamos uma configuração de administrador que controla se esses recursos vão ficar ativados ou desativados para seus usuários. Como as configurações de administrador estão sendo lançadas agora, você pode configurar a disponibilidade para os usuários finais antes do lançamento. Veja mais informações a seguir.
No momento, esses recursos só estão disponíveis no Gmail na Web.
A quem se aplica
Administradores e usuários finais.
Por que usar
Com esses recursos, esperamos que seja mais rápido e fácil criar avisos, newsletters e outros e-mails para envio em massa. Os destinatários podem cancelar a inscrição nos e-mails de envio múltiplo.
Como começar a usar os recursos
Administradores:
- Layouts: esse recurso está ativado por padrão e disponível no domínio. Você pode ativar ou desativar os layouts em domínios, unidades organizacionais ou grupos específicos.
- Envio múltiplo:
- Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Starter (e de versões com mais recursos) e do Google Workspace for Education, esse recurso está restrito aos destinatários internos por padrão.
- Para os clientes do Google Workspace Business e Nonprofit, o envio múltiplo fica disponível por padrão para destinatários externos.
- Em todas as edições do Google Workspace, você pode ativar o envio múltiplo para destinatários externos em uma unidade organizacional ou em um grupo.
- Observação:
- O lançamento desses recursos não afeta as cotas de envio dos usuários.
- Os layouts do Gmail não ficam disponíveis para as organizações que desativaram o Google Drive.
- Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre o gerenciamento das configurações do Gmail para seus usuários e a personalização das políticas de acesso para diferentes unidades organizacionais ou grupos.
- Usuários finais: se o recurso tiver sido ativado pelo administrador, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre o uso dos layouts e do envio múltiplo no Gmail.
Opções de lançamento
Controles administrativos
- Domínios com lançamento rápido e agendado: lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 28 de julho de 2022.
Funcionalidade para os usuários finais
- Domínios com lançamento rápido: lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 8 de agosto de 2022.
- Domínios com lançamento agendado: lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 22 de agosto de 2022.
Disponibilidade
- Disponível para os clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Starter, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Standard, Education Plus e Workspace Individual.
- Não disponível para os clientes do Google Workspace Essentials, Education Fundamentals, Education Teaching & Learning, Business Starter, Enterprise Essentials, Frontline e das edições legadas G Suite Basic e Business.
Fonte: Google