Quem atua com eventos corporativos sabe que o networking, a apresentação de produtos, o entretenimento e a troca de novas experiências e conhecimentos são apenas alguns dos motivos pelos quais tantas pessoas são atraídas anualmente.
Contudo, investir em inovação e se reinventar está entre as principais lições da pandemia, visto que todos nós aprendemos que o distanciamento social não é empecilho.
Com base no contexto, preparamos este conteúdo para que você conheça as principais lições da pandemia para os eventos corporativos. Certamente, elas podem ser úteis para que você entenda o que é preciso fazer para que seu negócio se mantenha por dentro das maiores tendências da atualidade!
A importância de sempre se reinventar de acordo com as tendências
No panorama atual, em que mudanças acontecem quase que diariamente, é comum que as empresas procurem agir de imediato, para saber o que é preciso fazer para sobreviver no mercado. Porém, é necessário ter calma nessas horas e analisar a situação como um todo.
De fato, a pandemia pegou grande parte da sociedade de surpresa e levou muita gente a tomar decisões impensadas, mas se há uma lição a se aprender em meio a tudo que aconteceu em 2020 é que é muito importante estar sempre se reinventando, de acordo com os cenários econômicos, políticos, culturais e sociais.
Muitas empresas que sequer se imaginavam atuando com trabalho remoto, por exemplo, hoje, têm infraestrutura e processos atualizados para continuarem nesse formato, mesmo com a flexibilização das medidas de segurança contra o novo coronavírus.
No contexto dos eventos corporativos, houve o caso do VTEX Day, que precisou agir rapidamente, pois havia quase 200 palestrantes confirmados quando a quarentena foi declarada oficialmente. Tudo que levou cerca de um ano para ser planejado teve que ser feito em 15 dias.
Embora o evento principal tenha sido remarcado para 2021, diversos eventos online foram realizados durante o ano. Isso significa que uma das lições da pandemia é que, muitas vezes, as diversidades são oportunidades de se reinventar e migrar para o ambiente online.
A aposta em inovação é o melhor caminho
A tecnologia pode ser considerada a pedra angular das relações durante a pandemia. Como foi dito, muitas empresas que não enxergavam a inovação como uma peça fundamental para sobreviver no mercado atual, hoje, já podem ser considerar digitalmente conectadas.
No entanto, quem não estava preparado acabou enfrentando grandes dificuldades para se adaptar ao “novo normal”. Agora, as organizações que sempre se mantiveram atualizadas em relação às tendências tecnológicas tiveram muito mais facilidade para reagir diante desse cenário.
A grande lição que a pandemia nos trouxe, aqui, foi que investir em inovação e acompanhar as mudanças no comportamento da sociedade e do mercado é fundamental, principalmente na atual realidade em que a sociedade evolui em um ritmo acelerado.
A expansão para o ambiente virtual
Eventos presenciais e online têm grandes diferenças e, portanto, exigem planejamentos e medidas distintas. Afinal, manter a atenção do público em um ambiente virtual é algo que requer estratégias específicas, sendo a principal delas o conteúdo em si.
Diferentemente de um evento presencial, no qual há entretenimento, interações, networking e tempo para a troca de experiências, o evento no ambiente online é focado nas palestras e em cases sobre tudo que acontece no mercado, mas de forma muito mais objetiva e direta, já que é preciso prender a atenção dos participantes e fazer com que eles interajam e tirem as suas dúvidas durante a execução.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, entre as principais lições da pandemia, o investimento em tecnologia e a capacidade de se reinventar e se adaptar aos diferentes cenários é o que realmente pode fazer a diferença em momentos decisivos, afinal, os eventos corporativos permaneceram graças a esses conceitos.
Fonte: Dumela Filmes