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Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital

O Google Alerts é uma opção gratuita e fácil de usar para quem quer receber notificações quando determinado assunto é mencionado e indexado no buscador.

A quantidade de informações que se pode encontrar no Google é realmente imensa: apesar de a empresa não divulgar números oficiais, de acordo com o site Statistic Brain o número de páginas indexadas pelo buscador era de 30 bilhões em 2014.

Por isso, ainda que você possa aprender algumas técnicas avançadas para refinar sua pesquisa, pode ser trabalhoso vasculhar todos os resultados até encontrar o que deseja.

Felizmente, o próprio Google já pensou nisso: desde 2003 está disponível o Google Alerts, ferramenta gratuita que envia e-mails para os usuários quando encontra novos resultados sobre termos para os quais a pessoa se inscreveu.

O que é Google Alerts

O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando usuários cadastrados por e-mail.

Lançada em 2003 a partir de uma ideia do engenheiro do Google, Naga Kataru, a ferramenta já foi mais popular. No início, era muito usada para clipagem de notícias sobre clientes de assessorias de imprensa, por exemplo.

Mas, embora já existam ferramentas mais avançadas atualmente, como Moz e SEMrush, o Google Alerts continua sendo uma opção gratuita e fácil de usar para quem quer saber as novidades sobre determinado assunto.

Como criar um alerta do Google

1. Para criar um alerta, faça login em sua conta do Google e vá até a página: https://www.google.com/alerts.

Detalhando as opções disponíveis nessa página inicial, a primeira seção é a de “Meus alertas”, na qual você ode editar os alertas criados, se já tiver algum, definindo o horário em que deseja recebê-los na por email.

Também é possível marcar a opção “Digest”, que entrega as novidades relativas ao alerta em uma mensagem de email única, com frequência que pode ser definida entre “no máximo uma vez por dia” e “no máximo uma vez por semana”.

google alerts

A segunda divisão, “Eu na web”, sugere que você crie um alerta com seu próprio nome ou email já cadastrados. Isso pode ser feito clicando no “+”.

Por fim, as “Sugestões de alertas” dão ideias de empresas, artistas, filmes e outros temas que são tendência na atualidade e sobre os quais você pode criar um alerta também com um clique.

google alerts

2. Para criar um novo alerta, digite o termo desejado na busca. Convém escrevê-lo entre aspas para obter resultados precisos.

3. Ao fazer isso, você pode clicar em “Mostrar opções” e configurar seus alertas, definindo:

  • Frequência com que deseja recebê-los: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
  • Fontes: alertas provenientes de notícias, blogs, web, vídeos, dentre outros;
  • Idioma;
  • Região: país em que o conteúdo foi publicado;
  • Quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos”;
  • Enviar para: endereço de email que receberá os avisos.

A ferramenta também mostra uma pré-visualização dos últimos resultados para o seu termo que foram indexados pelo Google.

4. Feito isso, é só clicar em “Criar alerta”.

Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital

Entender do que se trata o Google Alerts e aprender a configurá-lo foi bem fácil, certo? Mas como o recurso pode ser útil em uma estratégia de Marketing Digital?

Trazemos 4 ideias:

1. Acompanhar o que as pessoas estão falando sobre sua empresa — e sobre a concorrência

Adicione o nome da sua empresa ou a URL do seu site no Google Alerts para acompanhar o que as pessoas estão falando e responder a eventuais críticas ou elogios.

Da mesma forma, você pode acompanhar as novidades sobre seus concorrentes.

2. Para obter ideias de posts e materiais ricos

Com o Google Alerts, você consegue descobrir o que as pessoas estão falando sobre diversos assuntos, inclusive em outros idiomas e países.

Assim, você pode detectar tendências e ter ideias de pauta para produzir posts para o seu blog ou até para conteúdos mais extensos, como eBooks.

3. Conteúdos para mídias sociais

Se você ainda não produz muito conteúdo e atualiza suas redes sociais com textos, por exemplo, que outros veículos publicam sobre assuntos relacionados ao seu negócio, o Google Alerts pode ajudá-lo a encontrar novidades que valha a pena compartilhar com seus seguidores, facilitando sua curadoria.

4. Gere links com menções à sua marca e a termos estratégicos para sua empresa

Links externos ainda são um dos principais fatores de rankeamento do Google e gerar links por menções à sua marca é a técnica se link building que você pode incluir na sua estratégia de SEO.

Uma maneira de utilizar o Google Alerts para obtê-los é cadastrando o nome da sua empresa e também variações dele, como sem espaço ou com alguma marca específica, por exemplo.

Ao receber um alerta, verifique se a menção possui link para seu site. Se não possuir, entre em contato com o responsável pela publicação, solicitando o link.

Como você pode ver, o Google Alerts é um recurso simples de configurar e de usar. É uma ferramenta gratuita, que pode ser usada para obter ideias de conteúdos, acompanhar as notícias que saem sobre sua empresa e sobre a concorrência, dentre outras utilidades.

Fonte: Resultados Digitais

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