Há muito valor em criar relacionamentos que são uma via de mão dupla com seu público. Isso não apenas permite que você obtenha feedback valioso sobre seu conteúdo, mas também permite que você construa relações mais fortes e duradouras com seus clientes e prospects.
Um dos maiores problemas que muitas marcas enfrentam em seu planejamento de marketing digital é o efeito silo. Ele se refere à falta de comunicação e compartilhamento de informações entre diferentes grupos. Seja por causa de ferramentas ineficientes, práticas internas ruins ou outras barreiras, quando não há uma comunicação clara, o negócio sofre.
Embora o efeito silo, geralmente, se refira a dificuldades internas, também existem áreas cegas quando se trata de comunicação entre os prospects, clientes e a marca. Para tirar o máximo proveito do relacionamento com seu público, você precisa estabelecer uma comunicação bidirecional clara.
- Mas o que é exatamente a comunicação bidirecional com os clientes?
- Como isso se aplica ao marketing digital?
- E como você habilita isso em seus canais?
Neste artigo, discutiremos tudo o que você precisa saber sobre comunicação bidirecional, como criá-la online e por que o marketing de conteúdo é a melhor maneira de implementá-la com seu público.
- Processo de comunicação bidirecional no marketing digital
- Razões para as empresas promoverem uma comunicação bidirecional online
- Comunicação bidirecional por meio do marketing de conteúdo
- Exemplos de como o conteúdo interativo alavanca a comunicação bidirecional
- Conclusão
Processo de comunicação bidirecional no marketing digital
A comunicação bidirecional refere-se ao processo de troca de informações, mensagens e outras formas de comunicação entre várias fontes. Nesse processo, o destinatário e o remetente estão constantemente mudando de papéis, o que permite que uma conversa aconteça.
A comunicação bidirecional, em um contexto de marketing digital, significa que há um diálogo claro entre determinada marca e seus seguidores, clientes ou leads. Ao estabelecer esse tipo de comunicação em suas estratégias de marketing digital, você pode obter muitos benefícios que, de outra forma, perderia.
Comunicação no Marketing Tradicional vs. Marketing Digital
No marketing tradicional, toda a comunicação é feita de maneira unidirecional. A marca envia uma mensagem em um anúncio impresso, anúncio de televisão, outdoor ou mensagem de correio e não espera nenhum tipo de resposta direta.
Isso significa que é muito difícil para as marcas obterem qualquer tipo de feedback direto, o que leva à falta de informação. Em contraste, o marketing digital conta com muitos canais diferentes em que a comunicação bidirecional é possível.
A rede social é um ótimo exemplo de como marcas e clientes podem receber informações e mensagens e iniciar uma conversa aberta e prontamente disponível. No entanto, existem alguns pontos positivos e negativos na comunicação bidirecional.
Vantagens da comunicação bidirecional
A comunicação bidirecional oferece vários benefícios para as marcas. Acompanhe!
Criar mais confiança e transparência
Quando determinada marca estabelece uma forte comunicação bidirecional, permite que os clientes em potencial saibam que ela deseja receber feedback e iniciar um diálogo. Isso promove um forte senso de confiança em uma empresa.
Evitar crises
Muitas marcas vivem com medo de um escândalo ou crise que seja promovido e compartilhado nos canais digitais. Quando já existe uma comunicação bidirecional estabelecida, as marcas podem aprender sobre problemas, fazer um plano e se dedicar para resolver algumas situações rapidamente.
Fazer a marca parecer mais humana
Quando a marca não parece ter nenhuma interferência humana, pode ser difícil confiar ou trabalhar com ela. A comunicação ajuda a estabelecer o fato de que existem pessoas trabalhando para a empresa, o que contribui para a sua humanização.
Melhorar as vendas
Quando uma empresa aceita o feedback dos clientes, ela é capaz de fazer mudanças e melhorar seus produtos, serviços e experiências. Isso se traduz diretamente em vendas e no aumento de receita.
Conhecer melhor os clientes
Quando você cria diálogos com os seus clientes, você entende melhor quem eles são, o que valorizam, o que esperam da sua marca e as suas preocupações. Esse feedback não é apenas importante, mas pode ajudá-lo a otimizar suas abordagens, mensagens e marketing.
Deixar os clientes saberem que são ouvidos
Todo mundo quer saber que sua opinião é importante e que alguém está ouvindo. Quando você consegue proporcionar aos seus clientes esse conforto e certeza, eles se sentem valorizados e respeitados pela sua marca. Isso aumenta a confiança, as vendas e a sua reputação online.
Desvantagens da comunicação bidirecional
Embora existam muitos benefícios de uma forte comunicação bidirecional com seus clientes e leads, existem algumas desvantagens que você precisa estar ciente. Acompanhe!
Lidar com a demanda por altos níveis de compromisso com a comunicação
Quando você estabelece uma comunicação bidirecional, não pode limitar sua disponibilidade para ouvir os clientes. Você precisa ser capaz de gerenciar a quantidade de comunicação recebida e ser capaz de responder e interagir de forma consistente com seu público. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar a imagem da sua marca.
Encontrar um equilíbrio entre a voz da sua marca e seus clientes
Responder constantemente aos clientes exige que você mantenha um tom de voz profissional que corresponda aos valores e mensagens da sua marca de forma contínua, o que pode dificultar a terceirização de respostas e tarefas de comunicação.
Assumir o risco do feedback negativo
A comunicação bidirecional não se limita apenas a interações positivas. Ao estabelecer canais de comunicação bidirecional, você precisa estar ciente de que nem toda mensagem será positiva e que você receberá comentários e conversas negativas.
Embora existam algumas desvantagens na comunicação bidirecional, os aspectos positivos superam amplamente as potenciais consequências negativas. Isso significa que as empresas devem planejar, otimizar e investir em suas táticas de comunicação bidirecional.
Razões para as empresas promoverem uma comunicação bidirecional online
Esteja você ciente disso ou não, a sua marca já está envolvida na comunicação bidirecional. Embora você possa não ter canais dedicados para promover esse tipo de comunicação, como pesquisas de feedback ou seções de comentários em postagens de blog, existem áreas virtuais em que o feedback é permitido.
Os usuários online têm muito mais autonomia para expressar suas preferências e opiniões do que antes da era da Internet. À medida que a rede continuou a se expandir, mais e mais ambientes onde a comunicação bidirecional é permitida se desenvolveram.
Em vez de as marcas serem as únicas remetentes de mensagens por meio da comunicação de marketing e vendas, os clientes também podem ter espaços para expressar opiniões.
Criação de arenas de comunicação
Um dos maiores canais de comunicação são as redes sociais. Clientes e prospects podem enviar mensagens diretamente para sua marca, compartilhar suas opiniões e pensamentos sobre ela em seus próprios perfis e conhecer outras pessoas que usaram ou seguem sua marca. Mesmo se você tiver perfis privados, os clientes ainda podem marcar seu nome ou hashtag em seus produtos.
Outro espaço de comunicação que as marcas não podem evitar são as avaliações. Seja em plataformas como o Google ou em sites dedicados sobre recomendações como Yelp ou Foursquare, os clientes podem dar seu feedback, quer uma marca queira ou não.
Melhoria nos relacionamentos e na reputação online
Como mencionado acima, a ascensão do marketing digital e do inbound marketing permitiu que os clientes pudessem expressar suas opiniões de inúmeras maneiras.
Não há uma forma real para qualquer marca encerrar completamente os canais de comunicação bidirecional, especialmente se ela quiser ser vista como uma empresa confiável e respeitada.
Isso significa que abrir canais de comunicação é essencial para trazer mais feedback, construir melhores relacionamentos e aprimorar a sua reputação online.
Quando você promove canais de comunicação com seu público, sejam eles clientes anteriores, leads interessados ou até mesmo estranhos à sua marca, você pode trazer muitos benefícios importantes e melhorar os seus relacionamentos.
Comunicação bidirecional por meio do marketing de conteúdo
Iniciar uma comunicação bidirecional não precisa ser um processo excessivamente elaborado. Com apenas alguns passos simples para abrir canais de comunicação, você pode começar a coletar feedback que pode ser usado para melhorar suas estratégias e processos.
O marketing de conteúdo é uma ótima forma de iniciar uma comunicação bidirecional entre sua marca e seus clientes, pois já exige um nível de dedicação de ambas as partes. Ao investir nessa estratégia, a sua empresa já está enviando uma mensagem, portanto, permitir que ele receba uma resposta ao mesmo tempo é um passo fácil de dar. Veja algumas dicas!
1. Comentários nos posts do blog
As postagens do seu blog são uma das fontes de comunicação mais comuns e consistentes que você envia para o seu público. Quando você permite que as pessoas deixem seus pensamentos e comentários em um post, a sua empresa promove uma comunicação bidirecional que gira em torno de tópicos já relacionados ao seu setor e marca.
2. Experiências interativas
Experiências interativas como questionários, avaliações e calculadoras são métodos incrivelmente eficientes de estabelecer uma comunicação bidirecional.
Como as experiências interativas já exigem certo nível de engajamento do seu público, os usuários estão em uma determinada mentalidade que os torna mais dispostos a dar feedback e enviar mensagens à sua marca.
3. Pesquisas de feedback
Às vezes, coletar feedback pode exigir um objetivo final específico. Ao enviar uma pesquisa de satisfação, você não está apenas permitindo uma comunicação bidirecional, mas também incentivando seus clientes a darem suas opiniões. Enviar uma pesquisa após uma conversão ou outra atividade pode ajudar a incentivar seu público a respondê-la.
4. Redes Sociais
Como mencionamos, a rede social é um dos melhores lugares para promover a comunicação bidirecional entre seu público e sua marca.
Embora a comunicação nas redes sociais possa exigir um comprometimento de tempo significativo, as marcas que se saem bem nelas atingem níveis muito mais altos de sucesso em outras áreas do negócio.
As táticas que podem ajudá-lo a começar incluem responder o mais rápido possível, manter suas mensagens diretas abertas e procurar oportunidades para iniciar suas próprias conversas sem esperar que seus clientes e prospects venham até você.
5. Avaliações online
As avaliações não são apenas uma forma de seus clientes fornecerem feedback honesto sobre sua marca, mas também funcionam como grandes fontes de influência quando se trata de atrair novos leads e clientes em potencial para a sua empresa.
Se você tiver muitas avaliações negativas, isso pode prejudicar gravemente suas chances de conquistar novos negócios. Porém, nunca delete comentários negativos, mas utilize-os como oportunidades de comunicação bidirecional, pedindo desculpas, abordando o problema e fornecendo uma solução clara.
Dessa forma, mesmo que você tenha uma avaliação negativa, seu novo público poderá ver que você trabalha proativamente para melhorar a situação.
Exemplos de como o conteúdo interativo alavanca a comunicação bidirecional
O conteúdo interativo é uma das melhores maneiras de começar a promover a comunicação bidirecional. Seu público já está engajado com seu conteúdo e está fazendo escolhas ativamente, seja pesquisando em um mapa interativo, respondendo perguntas em um quiz ou testando suas próprias habilidades em uma avaliação.
Confira três exemplos diferentes de como as marcas dominaram a comunicação bidirecional em seu conteúdo interativo.
Chicago Council
O Chicago Council usou o conteúdo interativo na forma de infográficos que incorporaram ícones sociais que permitem aos usuários compartilhar estatísticas e iniciar conversas sobre seus tópicos em suas contas de rede social. Isso não apenas ajuda a divulgar as atividades que importam, mas também incentiva a comunicação bidirecional entre a marca e os clientes.
Sears
A Sears criou um questionário que testa mitos comuns sobre máquinas de lavar e produtos de lavagem que os usuários podem fazer para testar os seus conhecimentos. O quiz não é apenas informativo, mas após respondê-lo, os usuários podem compartilhar o link, incentivando a comunicação bidirecional e promovendo seus produtos.
UBM Geek’s Guide
O guia interativo de Londres permite que os usuários vejam os principais pontos de referência, além de fornecer informações sobre as atrações, os melhores horários para visitar e as formas de chegar ao destino.
Isso fornece uma forma divertida de explorar as opções, ao mesmo tempo em que apresenta oportunidades de compartilhamento social para atrair mais pessoas para o guia.
Conclusão
A comunicação bidirecional permite que você construa relacionamentos mais fortes com seus clientes, prospects e leads. Também ajuda a obter feedback valioso que pode ajudá-lo a melhorar suas estratégias de marketing digital.
Embora existam muitos canais diferentes que podem colaborar para sua comunicação bidirecional, o marketing de conteúdo fornece os melhores exemplos para auxiliá-lo a entender o comportamento do usuário.
Compreender o raciocínio por trás das escolhas que seu público faz é essencial para melhorar suas estratégias de comunicação bidirecional e divulgação com os clientes.
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Fonte: Rock Content