Conheça os cargos e profissionais do marketing digital: formação e responsabilidades. Válido para departamentos de marketing e agências digitais.
Quais sãos os profissionais (cargos) do Marketing Digital
Por ser algo novo e em constante evolução, a nomenclatura para cada cargo costuma variar. Muitos utilizam nomes em inglês, o que não está errado, mas vamos usar um conceito mais simples e objetivo.
As habilidades independem se é a equipe interna de uma empresa ou se é uma agência digital, pois o funcionamento será o mesmo. A única diferença é que a agência digital não mergulha tanto no conhecimento do produto, já que recebe informações de um intermediador da empresa, normalmente da equipe de marketing, de gestores ou empresários.
* A formação indicada em cada profissional é apenas a origem mais tradicional, para facilitar a busca de talentos. Cuidado para não tornar isto um pré-requisito obrigatório. O conhecimento adquirido na experiência prática, na escola da vida, é mais relevante que a formação acadêmica. E no Marketing digital isto é ainda mais comum, já que se trata de uma ciência nova, onde o pioneirismo dos que acreditaram primeiro no mundo online, é o que criou os profissionais com mais conhecimento atualmente.
Mesmo assim, muitos destes profissionais tiveram mais oportunidade e facilidade devido a sua formação e suas experiências profissionais em áreas relacionadas. Por isto citamos a formação, que é um indicativo para acelerar a busca de profissionais.
Profissionais padrões
Esta é a base para qualquer equipe digital. Embora possa ser adaptada de acordo com os recursos e maturidade digital da empresa.
É comum a utilização do termo “Mídia” no lugar de “Marketing Digital”, como Gerente de Mídia, Analista de Mídia, etc.
Analista de Marketing Digital (ou analista de mídia ou gestor de tráfego)
Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação), Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: captação da estratégia com o cliente interno ou externo, planejamento de campanhas, de automação, de sites, revisão de textos, performance de anúncios, definição e medição de indicadores, otimização de campanhas, homologação de criações, pesquisa de novas tecnologias, criação de estratégias de SEO. Deve acompanhar o mercado (concorrentes) e referências no mundo digital.
Assistente de Marketing Digital
Formação, cursando ou técnico: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: pesquisa de referências, criação de conceitos e redação, envio e recebimento de demandas de criação, criação e disparo de e-mail, configuração de automação. Publicação de anúncios, geração de relatórios, atualização de sites e blogs, revisão de SEO nas publicações e páginas, atendimento em mídias sociais. Desejável conhecimento em edição básica de imagem.
Redator / Copywriter
Formação: Jornalismo, Marketing ou Publicidade. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: produção de conteúdo para mídias sociais, roteiro de vídeos, narrações, textos institucionais e textos para anúncios em geral.
Designer
Formação: Design, Fotografia, Jornalismo, Marketing ou Publicidade. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: edição de imagens e vídeos, fotografia e captação de vídeo, aplicação de conceitos de usabilidade, criação de layout de sites, criação de e-mail marketing. Conhecimento das especificações de anúncios nas principais mídias digitais, como Facebook Ads e Google Ads. Desejável conceito básico de HTML e edição simples de sites em plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) como WordPress.
Programador Web ou Web Designer
Formação: Design ou TI. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: construção, ajuste e evolução de websites, blogs e lojas online. Contratação de hospedagens e publicação de sites. Pesquisa e implementação de plug-ins e ferramentas em sites. Em alguns casos pode ser responsável por projetar a estrutura e o design.
Profissionais especialistas
Em equipes maiores ou com características especiais pode haver especialistas para atender de forma mais completa alguma das responsabilidades dos profissionais padrões citados anteriormente.
Analista de Marketing / Cientista de Marketing
Formação: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: captação de estratégia com cliente interno ou externo, conhecimento do portfólio, planejamento de tema das campanhas. Acompanhamento do mercado (concorrentes) e referências no mundo digital. É um complemento do Analista de Marketing Digital, que fica mais em contato com a estratégia da empresa e idealiza as ofertas que deverão ser promovidas em ambos os meios.
Analista de Mídias Sociais
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: atendimento relativo a publicações em mídias sociais (SAC 2.0), criação de conceito para publicação, redação de anúncios e publicação nas mídias.
Analista de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca)
Formação: Publicidade, Marketing, TI, Matemática ou Estatística. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: criação de estratégias de SEO, revisão de SEO em textos, otimização de SEO.
Analista de CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão)
Formação: Design ou TI. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: análise de métricas de conversão, definição de estratégias, especificação de ajustes para desenvolvimento e criação, aplicação de alterações simples, pesquisa e operação de ferramentas de CRO.
Analista de UX no Marketing Digital (User Experience ou experiência do usuário)
Formação: Design. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: projeção da melhor experiência de navegação e utilização das plataformas online, análise do comportamento dos usuários visando o aumento das taxas de interação e conversão.
Cientista de Dados
Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou Matemática. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: definição de indicadores, análise de métricas, soluções para aumento das taxas de conversão.
Analista de Qualidade
Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou TI. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: validação da qualidade dos processos de construção (site, blog, aplicativo) e criação (conteúdo e anúncio), criação e atualização de indicadores de qualidade, propõe soluções para melhoria nos processos de construção e de criação.
Analista de Atendimento
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: atendimento das solicitações da equipe de Marketing Digital, encaminhamento das solicitações e cobrança de prazos internos. Auxilia analistas, assistentes e coordenadores no contato com os clientes.
Analista de Marcas
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: atendimento de solicitações dos clientes, SAC 2.0, encaminhamento das solicitações e cobrança de prazos internos, auxilia analistas, assistentes e coordenadores no contato com os clientes.
Programador Front-end
Formação: TI (tecnologia da informação, computação)ou Design.
Responsabilidades: construção da camada de interface de sites, blogs e aplicativos. Ou formado na escola da vida.
Programador Back-end
Formação: TI. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: construção da camada de negócio e acesso a dados de sites, blogs e aplicativos.
Arquiteto de Software
Formação: TI. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: pesquisa e escolha das melhores tecnologias, definição e aplicação de itens avançados de construção de software. Zela pela qualidade e produtividade do ecossistema de plataformas online.
Gestores de Marketing Digital
Confira os principais cargos de liderança em equipes de marketing:
Diretor de Marketing ou CMO (Chief Marketing Officer)
Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou Vendas. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: conecta a estratégia da empresa com a estratégia da equipe de marketing. Priorização de projetos, captação de orçamento e acompanhamento dos resultados.
Gerente de Marketing Digital
Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: aumento da produtividade da equipe, distribuição do orçamento, alcance de metas, acompanhamento de resultados das campanhas e da produtividade da equipe.
Coordenador de Marketing Digital
Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.
Responsabilidades: distribuição de tarefas, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas, planejamento da capacitação da equipe e aumento da produtividade. Em equipes menores é interessante que acumule as competências de um Analista de Marketing Digital, para apoiar em picos de demanda ou situações que exigem maior experiência.
Conclusão
A internet é fundamental para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Por isso é tão importante ser eficaz no Marketing Digital e é questão central na competitividade de uma empresa. A iniciar pela escolha dos profissionais.
Fonte: eKyte