A bio do Instagram é o contato inicial que as pessoas terão com o seu perfil, por isso é importante reunir as principais informações para se destacar.
O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Por isso, é importante que você consiga concentrar as principais informações sobre a sua marca ou empresa nele. Muitas vezes, esse será o primeiro contato do seu Lead e futuro cliente.
A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social. Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro.
O que é a bio do Instagram?
Bom, vamos começar com um pouco de conceitos? A bio do Instagram é a biografia de uma pessoa, marca ou empresa na rede social. É através dela que são passadas as informações básicas e essenciais para que o visitante entenda o que vai encontrar naquele perfil e se interesse pelo conteúdo oferecido.
Assim, a bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes. Ela tem algumas áreas personalizáveis, como você verá a seguir, incluindo uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o famoso link na bio.
Por que personalizar a bio do Instagram?
A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal.
Trazer uma descrição com personalidade pode chamar a atenção das pessoas que acessaram o seu perfil. E pode, também, criar um laço de conexão com o seu público.
As principais informações que você deve dar uma boa atenção são:
- Foto ou logo – É onde o usuário consegue identificar o seu perfil rapidamente;
- Nome – Nome da sua empresa, negócio ou até mesmo seu apelido – lembrando que seu perfil poderá ser encontrado pelo campo de busca da plataforma, então sempre pense na otimização;
- Nome de usuário – Outro fator super importante, um username fácil pode ajudar muito na identificação do seu perfil por outros usuários. É a famosa @, a sua arroba;
- Site – O ainda mais famoso link na bio fica aqui!
- Minibio – A sua descrição, em resumo. Aqui, a melhor dica para você escrever de forma simplificada é pensar: como eu falaria de mim ou do meu negócio para alguém que não me conhece? Parece simples, mas não é, então tente resumir em perguntas-chave:
- O que você faz?
- Qual seu propósito?
- O que as pessoas vão encontrar no seu perfil?
- Página – Aqui você consegue conectar a sua fanpage do Facebook. E é super importante para que você possa ter acesso a informações da sua conta no Facebook Analytics e também usar a ferramenta do Facebook Messenger para responder suas interações do seu inbox pelo computador;
- Categoria – Selecione a melhor opção para o seu perfil. Atualmente o Instagram conta com inúmeras seleções de categoria e com isso você consegue opções personalizadas para o seu perfil;
- Opções de Contato – Uma das opções mais importantes, principalmente para a experiência de uso do seu cliente. Oferecer a opção de contato pelo Instagram pode otimizar a sua comunicação, seja por e-mail ou telefone;
- Exibição de perfil – Nesta opção você consegue selecionar se a sua categoria será visível ou não para outros usuários;
- Botões de ação – Ótima funcionalidade para negócios e que pode otimizar as suas conversões na plataforma.
Com essas informações bem detalhadas, você já está dando o primeiro passo para tornar a sua bio cada vez mais atraente dentro da plataforma!
Devo usar emoji na bio do Instagram?
Não só deve, como pode! 😉
O uso de emojis nas redes sociais está cada vez mais democratizado e isso pode dar aquele clima fun e atual para o seu perfil. Eles podem também ser usados como um marcador ou lista e até mesmo demonstrar aspectos da sua personalidade.
Lembre-se que, por ter um número de caracteres limitados, essa pode ser uma boa opção para reduzir e abreviar algum detalhe da sua bio do Instagram.
Como fazer a edição da biografia para o Instagram?
Para começar a editar a sua bio, acesse o perfil e clique em “Editar Perfil”. É um botãozinho que estará logo abaixo da atual descrição do seu perfil no Instagram. Assim, vai aparecer a opção de edição. Ali você já poderá alterar a sua foto, descrição, site e até mesmo as suas informações comerciais e de contato.
Estratégia extremamente relevante e prática que o Instagram lançou recentemente e que pode ajudar na conexão da sua marca com seus clientes.
Aproveite para preencher todas as informações necessárias e que podem ajudar a deixar a sua bio no Instagram bem completa. Vale lembrar que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas para contas comerciais.
Use os botões de ação do Instagram a seu favor
Os botões de ação do Instagram são uma ótima maneira para que o seu público possa interagir diretamente com a sua empresa de uma forma prática e precisa. É uma funcionalidade recente, ativada durante a pandemia de Covid-19, e que oferece as opções de inserir um botão no seu perfil para: “Pedir refeição”, “Reservar agora” ou “Reservar”.
Para quem é do ramo alimentício ou até mesmo de eventos, isso pode facilitar tanto os pedidos online quanto os contatos para a reserva de lugares no seu espaço físico. No próprio aplicativo você consegue indicar a URL da plataforma parceira (seja de pedido de comida ou reserva de restaurante, espaço, locais, etc) e automaticamente esse botão será criado no seu perfil.
Assim você terá um botão de CTA (call-to-action) logo abaixo da sua bio:
Outra ferramenta muito utilizada é a função “Compras – Instagram Shopping” (ou a famosa Sacolinha do Instagram. Com ela você consegue taguear suas fotos de produtos e vender pela própria plataforma, chamando a atenção do seu cliente e conseguindo finalizar a compra pelo próprio aplicativo.
É uma ótima alternativa para que você possa expor os seus produtos e conquistar ainda mais vendas.
O que colocar nos Destaques embaixo da bio do Instagram
Outra área importante de um perfil profissional de Instagram é a de Destaques. São aquelas bolinhas logo abaixo dos botões, bem próximas à bio do Instagram.
A melhor forma de usá-las é colocando ali os seus Stories mais relevantes. Os Destaques são, portanto, a biblioteca do seu Instagram e fazem com que postagens que durariam apenas 24 horas sigam sendo visualizadas pelos seus seguidores por mais tempo.
Criar um Destaque na bio do Instagram é bem simples. Veja os passos:
- Toque no ícone “+” no canto direito do seu perfil, depois em “Destaque dos stories”;
- Stories antigos e recentes vão aparecer na tela para você selecionar e adicionar a um mesmo destaque;
- Clique em “avançar”;
- Escolha o nome do Destaque e qual será a imagem de capa.
O ideal é que você use capas diferentes para cada um dos Destaques, direcionando seus seguidores para grupos de conteúdos específicos. Assim, todos os Stories que levam a blogposts ou materiais sobre um determinado assunto podem ficar juntos, facilitando visitas ao seu site ou até mesmo conversões.
É uma maneira super inteligente de usar seu Instagram, assim como o link na bio, que você verá a seguir.
Como usar o link na bio do Instagram?
O link na bio é uma poderosa ferramenta para que você possa direcionar seus seguidores para conteúdos importantes. Assim, é possível gerar tráfego para um site, uma página de conversão ou algum outro link externo que o seu público queira acessar.
E como o Instagram não permite a divulgação de links no feed principal, ele pode se tornar um aliado nas suas estratégias de divulgação e direcionamento para os seus seguidores.
Porém, é permitido apenas um link na bio do Instagram. Assim, é interessante usar alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links.
A funcionalidade de link na bio deixa as imagens em destaque, o que chama bem mais atenção do que somente links em texto, criando uma vitrine com seus principais conteúdos em uma página que facilita a conversão.
Como criar um link na bio?
Na hora de criar o seu link da bio, é importante direcionar os seus seguidores para as ações que você propõe nas suas postagens. Por isso, é vantajoso apostar em uma interface visual parecida com o feed do seu Instagram: assim os seus seguidores conseguem encontrar facilmente o post que chamou sua atenção!
Além disso, vale aproveitar o espaço para incluir links importantes para o seu negócio, como o seu site e um contato. Assim, o seu seguidor não terá nenhuma dificuldade em encontrar a melhor forma de falar com você.
Para onde direcionar o que é colocado no link na bio
Você provavelmente já ouviu falar em Landing Page, que é muito usada no Marketing Digital. É com ela que as empresas capturam os contatos de visitantes que se interessam por seus conteúdos.
Assim, você pode transformar os seguidores do seu Instagram mais interessados em Leads, que são potenciais clientes.
A essa altura, você já deve estar percebendo que o seu Instagram pode virar uma máquina de geração de Leads e vendas!
É possível editar todos os atalhos disponíveis, sem limitações. Dessa forma, os copies dos seus posts no feed do Instagram podem direcionar as suas ações para o link na bio.
Você pode inclusive aproveitar para inserir links para alguma oferta de material educativo sobre o seu mercado, usando uma página de captura de contatos.
O mais incrível é que a fricção para converter a audiência de um post em visitantes diminui muito, já que você usa as melhores postagens de imagem ou vídeo no Instagram para divulgar links. E tudo isso mantendo a identidade visual da empresa na página do link da bio.
Uma boa estratégia usando o link da bio não para nessa configuração: também é importante acompanhar os resultados. Analisar dados como quantos cliques os botões ou as postagens receberam pode te ajudar a entender que tipo de publicação chama mais a atenção do seu público e que tipo de chamada é mais atrativa para a sua persona.
Assim, você pode avaliar melhor os resultados, para entender os itens com mais cliques, números de conversão e acessos, refinando sempre a sua estratégia. Isso porque você terá todas as ações em uma só ferramenta!
Ah, e com ele também é possível fazer uma segmentação específica para esses Leads que vieram pelo link na bio do Instagram, enviando campanhas personalizadas! E vale lembrar que o software também permite agendamento de posts para Instagram (com licença oficial da Meta) e outras redes sociais.
Fonte: Resultados Digitais
1 thoughts on “Bio do Instagram: o que colocar no perfil para ter mais resultados e como usar o link na bio”
O que é link do Instagram? Eu me escrevi no Kwai ele Kwai pediu o link do Instagram eu coloquei esse meu email aí ele não aceitou. Coloquei meu nome do Instagram que Fátima Barbosa ele Kwai não aceitou e exibiu link errado. Como eu faço então?