Se você usa o TikTok, com certeza já sabe como o feed “Para você” pode ser viciante para passar o tempo. Enquanto o feed “Seguindo” possibilita ver conteúdo de amigos e criadores que você já conhece, o “Para você” é onde os usuários do TikTok encontram novos conteúdos que podem curtir, sempre recomendados pelo algoritmo mágico do TikTok, é claro.
Mas o que acontece quando o “Para você” começa a ficar um pouco obsoleto? Você já desejou que houvesse uma maneira fácil de resetar as coisas? Nesse caso, você terá satisfação em saber que o TikTok acaba de lançar um recurso que permite aos usuários fazer exatamente isso.
Como funciona o “reset” do feed?
Para escalarecer, o novo recurso de reset do TikTok não é o mesmo que a função de atualizar que permite recarregar seu feed. Em vez disso, é algo mais parecido com restaurar o feed para as configurações originais para usuários que sentem que o conteúdo em seu feed está ficando repetitivo ou pouco relevante para seus interesses.
Se você decidir ativar esse recurso, você ficará com um feed básico, exatamente como o que você tinha quando criou sua conta no TikTok. De início, você verá alguns conteúdos que são populares entre boa parte dos usuários.
A partir daí, conforme você interage mais com o que é mostrado no feed, ele evoluirá para algo mais de acordo com o que você curte. Pense nisso como um recomeço para esse que é um dos recursos mais eficazes do TikTok para a descoberta de novos conteúdos.
Esse “reset” afeta outras configurações?
Escolher ativar o recurso de reset do feed “Para você” afeta apenas esse feed. Ele não limpa sua caixa de entrada nem elimina suas notificações. Ele também não impacta quem você segue, seu perfil ou qualquer conteúdo seu. Por fim, ele também não altera ou desfaz nenhuma das suas configurações.
Ele foi planejado para ser algo mais abrangente do que simplesmente escolher a opção “Não interessado” para avisar ao algoritmo do TikTok que você não curtiu de algo que ele escolheu. Afinal, embora o “Não interessado” seja uma opção útil, às vezes dá para ver que o feed não está acertando. É aí que o reset aparece como uma alternativa melhor.
Como acessar o “reset”?
Se você acha que o seu feed “Para você” está precisando de um reset, você pode encontrar essa opção nas suas configurações. A partir daí, clique nas preferências de conteúdo. Se o reset estiver disponível para o seu perfil, você verá uma opção correspondente.
O TikTok vai avisar que esse reset não pode ser desfeito se você clicar nessa opção. Assim que você escolher prosseguir, seu feed ficará literalmente como novo.
Quais são os benefícios de usar o “reset”?
E então, por que um usuário do TikTok decidiria usar o reset em vez de esperar que o feed “Para você” evolua naturalmente com o tempo?
É mais rápido
Se você usa o TikTok há muito tempo, sabe que pode demorar um pouco para o feed “Para você” reagir às suas interações na plataforma. Aliás, é comum que pessoas expressem interesse em algo específico em um dia, mas abandonem esse assunto no dia seguinte.
Em outras palavras, às vezes o que uma pessoa gosta e não gosta muda de forma rápida e frequente. O recurso de reset do feed permite que isso seja aplicado à lógica do TikTok.
Reduz o conteúdo repetitivo
Às vezes, o problema não é que o TikTok esteja mostrando muito conteúdo do qual você não gosta, e sim que essas sugestões do algoritmo estejam muito repetitivas. O próprio TikTok já afirmou que parte do que espera realizar com o reset é o aprimoramento da descoberta de novos conteúdos.
A plataforma já tenta evitar a exibição de mais de um vídeo seguido do mesmo usuário, conteúdos que utilizam o mesmo som, e assim por diante.
Como esse recurso pode afetar a sua estratégia de marketing?
O TikTok já está na frente da concorrência há algum tempo devido à rapidez com que seu algoritmo aprende. Ele não depende tanto de ações manuais que os usuários podem optar por realizar ao usar o aplicativo. Em vez disso, ele monitora as nuances de como os usuários se comportam ao usar o TikTok e recomenda conteúdo com base nisso.
O recurso de reset é um sinal de que o TikTok está confiante o suficiente na eficácia de seu algoritmo para não ver problemas em permitir que os usuários descartem todo o seu histórico de interação.
Os profissionais de marketing digital devem responder a isso se concentrando no que funciona no TikTok e criando conteúdo correspondente. Use hashtags com sabedoria. Acompanhe o que está viralizando no TikTok e descubra maneiras de conectar a sua marca. E, acima de tudo, divirta-se com sua presença no TikTok, pois os usuários respondem muito melhor a isso.
Concluindo, o reset do feed “Para você” do TikTok é a maneira mais recente da plataforma de ajudar os usuários a se conectarem com o conteúdo que desejam ver. As marcas devem responder da mesma forma, continuando a criar conteúdo de qualidade que seja capaz de chamar a atenção.
Fonte: RockContent