Redes Sociais

TikTok lança guia com insights de marketing e vendas para festas de fim de ano

Seu time de Marketing já começou a se planejar para as festividades de fim de ano?

Calma, eu sei, ainda é julho. Mas se o Natal é uma época que aquece as vendas do seu negócio, já chegou a hora de se preparar — e o TikTok sabe bem disso.

O aplicativo de mídia acaba de divulgar o 2023 Holiday Marketing Playbook, um guia para ajudar as marcas a usarem o TikTok para vender mais durante o período de festas.

Se você quer entender os principais insights desse conteúdo e usar a rede vizinha para vender mais, vem comigo!

TikTok x Vendas

O TikTok é uma rede social que engaja o usuário por meio de conteúdos curtos em vídeo. Isso você já sabe. Mas o aplicativo também tem apresentado números interessantes quando o assunto é gerar brand awareness ou vender um produto.

Pequenos negócios já descobriram essa tática e aproveitam da facilidade de alcançar muitos usuários de uma só vez para atrair novos clientes. Não faltam vídeos de produto com a narração de uma história engraçada para chamar a atenção. Influenciadores fazendo publicidade e marcas aproveitando trends também são comuns.

Segundo a plataforma, 1 em cada 2 usuários do TikTok recorrem ao aplicativo para obter conteúdo sobre festividades e compras. Além disso, seus usuários estão 1,4x mais propensos a comprar um produto que viram no app. E essa vantagem pode ser ainda mais explorada em períodos sazonais.

Como vender no TikTok nesse fim de ano?

O objetivo do material divulgado pelo TikTok é ajudar as marcas a criar campanhas pagas por meio do TikTok for Business. Mesmo que as festividades estejam um pouco distantes no calendário, já é possível começar a se preparar — e mais importante: preparar seus possíveis consumidores.

E quanto mais cedo esse trabalho começar, mais tempo os profissionais de Marketing terão para gerar conhecimento de marca, engajar e preparar os usuários para o momento da compra.

A seguir, compartilho os principais insights do material. Essas ideias podem funcionar mesmo que sua marca não tenha orçamento para investir na plataforma, mas queira atingir resultados positivos nas vendas desse ano de forma orgânica.

Use a linguagem nativa do TikTok

Os usuários do TikTok estão acostumados a um determinado padrão estético, criado de forma orgânica por quem usa o aplicativo ao longo dos anos. E se a sua marca quer ganhar a confiança e a atenção do público, assim como um vídeo qualquer na aba For You, pode ser interessante imitar esse modelo.

Basta passar alguns minutos no aplicativo para perceber. Grande parte dos vídeos não têm edições complexas, usam áudios virais, mostram pessoas conversando de forma próxima e usam efeitos de voz.

Gere atenção, valor e ação

Cada vídeo pode ser encarado como um funil: você precisa atrair a atenção do usuário, depois gerar valor para ele e, só então, fazer uma chamada para ação.

Utilize os primeiros segundos para chamar a atenção e os últimos para direcionar a pessoa para outro conteúdo ou para o seu site.

Ensinar uma receita, dar uma dica de presente ou mesmo sugestões de viagem são exemplos de como é possível usar conteúdo para gerar valor nessa época do ano. Mas, é claro, conecte o conteúdo ao propósito da sua marca ou aos produtos e serviços que ela oferece.

Explore a edição e os áudios

O TikTok oferece uma série de ferramentas de edição de vídeo, além de opções de áudio, para criar conteúdo na plataforma.

A sua marca pode explorar efeitos que já estão sendo muito usados pelos usuários, como filtros de beleza e de voz. Também é possível explorar os áudios mais utilizados — e reconhecidos pelos usuários.

Resista à tentação de criar vídeos super produzidos. Quem usa o TikTok está acostumado a consumir os vídeos pela história ou valor que eles geram, não pela edição.

Aproveite as trends da plataforma

Para se conectar melhor com o seu público, as marcas podem aproveitar as trends que circulam pela plataforma. É possível reconhecer uma trend pela hashtag, e algumas acumulam bilhões de participações.

É o caso da hashtag #unboxing, usada para mostrar uma encomenda sendo aberta pelo usuário, que compartilha sua reação e os detalhes do produto. A hashtag #giftIdeas é outro exemplo muito usado por marcas, já que o objetivo é compartilhar ideias de presentes.

A época das festas de fim de ano costuma ser promissora para muitas marcas, principalmente no e-commerce. Por isso, é crucial se preparar com antecedência e aproveitar táticas como a criação de conteúdo e o Marketing de Influência para atrair, engajar e gerar mais vendas.

Fonte: Rock Content

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *