Se você deseja espalhar o seu negócio, seja lá qual ele for, pela internet, é essencial usar as estratégias de SEO, a Otimização para Mecanismos de Busca, com foco nos principais buscadores, como o Google e o Bing.
Por meio dessas técnicas, o seu conteúdo consegue chegar nas pessoas que estão pesquisando pelo seu nicho ou por algum produto vendido pela sua loja.
E em se tratando do e-commerce, o SEO pode ser uma potência para alavancar os seus acessos e, consequentemente, as suas vendas.
Para entender como isso é possível, fique conosco na leitura dos próximos tópicos e saiba mais.
O que é SEO?
A sigla SEO, como já foi mencionada no início do texto, significa Otimização para Mecanismos de Busca (em inglês, Search Engine Optimization).
São todas as técnicas que ajudam o Google a posicionar um conteúdo nos primeiros lugares das pesquisas realizadas pelo buscador.
No caso de um blog, a ideia é fazer com que mais pessoas possam ler os artigos publicados e encontrem os materiais por meio de termos presentes dentro do título ou dentro do texto.
No entanto, para um e-commerce, os títulos dos produtos vendidos devem ser bem estudados e catalogados, para que as pessoas possam digitar o que querem e encontrar a página de vendas nos primeiros lugares do ranking do buscador.
O mesmo vale para outros campos da página, assim como a aparência, usabilidade, layout e adaptabilidade para outros mecanismos, como celulares e Ipads.
Como utilizar o SEO?
Para que tudo isso possa ser realizado de maneira mais eficiente, algumas técnicas devem ser usadas durante o processo. Juntas elas possuem a capacidade de potencializar o acesso e facilitar a busca. São elas:
- Palavras-chave;;
- URLs;
- Nome do arquivo;
- Legenda;
- Hyperlink.
Abaixo, nós explicamos cada uma delas para você. Assim, a sua equipe de marketing digital pode aplicar juntamente com as suas ideias ou você mesmo pode implementá-las dentro do site.
Uso de palavras-chave
O principal ponto que define o sucesso da estratégia de SEO está no uso das palavras-chaves. São termos gerais ou específicos que ajudam o seu público a encontrar o seu produto.
Apostar em palavras-chaves em alta ou reservadas para um nicho específico pode mudar todo o alcance, positivamente ou negativamente.
Mas, sem dúvidas, pensar com calma em qual será o título de um produto ou de uma categoria é chave para um bom impacto no SEO para e-commerce.
Existem diversas ferramentas gratuitas que auxiliam na escolha das palavras-chaves ideais para o tema do seu site ou relacionadas com o item a ser vendido.
Com o uso dessas ferramentas, você consegue fazer um planejamento de palavras-chaves e rankear perfeitamente no Google.
Boas URls
A URL é o local por onde o seu cliente deve encontrar e acessar o seu site. Ela deve ser agradável, ou seja, sem muitos códigos nem enorme demais para ser compreendida.
O nome de uma URL que obedece esses critérios é URL amigável e ela consiste em um link que seja acompanhando do seu endereço principal junto das palavras-chaves de cada página, seja voltada para a venda de um produto ou para a exibição de uma categoria.
Nomeação do arquivo
O SEO, na verdade, começa antes mesmo de configurar o seu site. No momento de salvar a imagem de um produto para publicação posterior, salve com o nome da palavra-chave respectiva. Esse pequeno movimento também ajuda no ranking do Google.
Legenda
Da mesma forma, a legenda das imagens não podem ser deixadas de lado. A palavra-chave volta aqui para ajudar na descrição do que está sendo visto. É um ótimo recurso para o pesquisador de imagens do Google, por exemplo.
Hyperlink
O braço direito do SEO é o hyperlink. Também conhecido como linkagem interna, é o ato de referenciar outras publicações do mesmo e-commerce, como categorias, marcas, sub categorias e descrições de produtos.
Esse movimento fortalece o ranking do Google nas mesmas páginas mencionadas, pois quanto mais menções uma página recebe, mais relevância ela ganha para os robôs do Google.
O impacto do SEO no e-commerce
A partir da utilização das técnicas mencionadas acima, o seu e-commerce tem muito a ganhar, em termos de visualizações fora das campanhas pagas, visto que a atração do cliente acontece de forma natural, quando a pesquisa do Google é realizada.
Outro fator interessante é a própria posição exercida no ranking. Quanto mais você aparece nas primeiras posições, mais autoridade dentro do mercado você ganha.
No fim, o mais importante também é facilmente alcançado com o investimento em SEO: o aumento das vendas.
Portanto, agora que você sabe as principais técnicas usadas no SEO, não espere mais e comece a aplicar o que foi aprendido dentro do seu e-commerce. Boa sorte!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.