Tráfego Pago

4 dicas para ter sucesso com anúncios em redes sociais

Social ads são essenciais para uma estratégia de distribuição na web. É preciso dominar esses tipos de anúncios para que as empresas desenvolvam uma presença forte e consistente nos ambientes em que os usuários estão. Desse modo, o aumento de conversões e de vendas é um resultado natural.

Em toda estratégia de Marketing Digital, existe a necessidade de atrair tráfego orgânico, ou seja, por meio de ações específicas realizadas internamente, como o SEO.

Contudo, em complemento a isso, existe também a opção de obter tráfego pago, com anúncios na internet.

A grande rede tornou a tarefa de comprar espaço para anunciar algo muito mais fácil, com a possibilidade de monitoramento profundo e segmentação.

Por isso, para alavancar sua estratégia digital, é preciso aprender sobre social ads — os anúncios que são veiculados em redes sociais.

Atualmente, esses são canais muito importantes para distribuição de conteúdo e para que as empresas encontrem os clientes ideais nos mais diversos espaços virtuais.

Saber utilizá-los devidamente vai ajudar a aumentar suas conversões e gerar maior retorno para o setor.

Se quiser saber mais, continue a leitura!

Vamos falar sobre:

O que são social ads?

Os social ads são os anúncios que podem ser configurados nos ambientes das redes sociais. São específicos para cada canal e variam a depender das características de cada mídia.

Nesse sentido, permitem que as empresas comprem espaços e divulguem seus produtos/serviços para os usuários desses canais.

Os ads das mídias sociais são as principais estratégias para gerar lucro para as grandes empresas desse ramo.

Já que plataformas como Facebook, LinkedIn e Twitter não cobram por adesão e cadastro, elas obtêm a margem positiva que precisam com a venda de ads.

Eles funcionam a partir do fato de que as redes coletam dados acerca dos usuários o tempo todo. Com a utilização, os compartilhamentos, as reações e as ligações com outras pessoas, cada consumidor nesse ambiente fornece um perfil acerca de suas preferências, hábitos e necessidades. 

A partir disso, então, torna-se possível que empresas responsáveis por aquele espaço virtual vendam anúncios para outras organizações. Ou seja, como as redes conhecem bem os usuários, é possível atingir as pessoas certas.

Geralmente, essa estratégia é um complemento às abordagens que visam trazer tráfego orgânico, como o uso de boas práticas de SEO.

Com a mídia paga em redes sociais, é viável impulsionar as postagens para atingir um público ainda maior, de modo a gerar valor para essas pessoas e alcançar os objetivos de marketing e vendas.

Os social ads são geralmente compostos por um objetivo geral, um orçamento, os formatos de exibição, os custos e o período de veiculação.

Qual a importância dos social ads?

Os anúncios sociais são extremamente importantes para as empresas, por permitirem que a publicidade e o marketing sejam combinados e otimizados.

Um dos principais aspectos é o que já comentamos brevemente: a personalização. As redes permitem que as organizações alcancem um público específico, a partir de dados de páginas que eles seguem, interesses, localização geográfica, profissões, gênero, idade e outras categorias.

Assim, a empresa não perde tempo com estratégias que não trazem o devido retorno. Aliás, falando em ROI, os social ads se destacam também por apresentarem um retorno mais rápido do que outras estratégias.

Por se tratarem de anúncios que estão visíveis em ambientes altamente frequentados, a eficiência é maior em termos de tempo também.

Desse modo, a empresa consegue falar exatamente com seu público, com uma máquina de aquisição de clientes mais eficaz. Isso tudo a custos generosos, já que os investimentos são organizados por impressões ou por ações.

Nesse caso, a companhia só paga se as pessoas realmente enxergarem o anúncio ou reagirem a ele — a relação entre o que é investido e a conversão é mais vantajosa.

Além disso, existe a possibilidade de realizar monitoramento e acompanhamento das campanhas, de modo a obter insights acerca do público e do mercado. Dessa forma, tudo se torna mais transparente.

As plataformas oferecem dashboards organizados com tudo o que o gestor precisa saber acerca de sua campanha, de seu alcance e dos indicadores mais relevantes. Com isso, torna-se mais fácil estudar os erros e acertos, a fim de evoluir a estratégia.

Para que servem os social ads?

Os social ads são fundamentais para a distribuição de conteúdo e de abordagens de marketing, assim como os outros tipos de anúncio.

Depois que a empresa planejou a criação de um conteúdo específico e conseguiu efetivamente desenvolver essa peça, eles têm a chance de alcançar as pessoas com as informações ideais.

Nesse sentido, essas campanhas são cruciais para otimizar a jornada do consumidor e o funil de vendas. Uma vez que a organização dispõe de um altíssimo poder de personalização, é possível falar exatamente com os clientes nas fases específicas de aceitação e proximidade de compra em que se encontram.

Principalmente, quando falamos da fase de atração, na qual acontece a entrada de pessoas no funil.

Como o alcance pode ser enorme, a empresa pode utilizar os social ads para falar com esse público de maneira a vender valor e demonstrar autoridade para que eles sigam em contato e avancem na jornada.

Os anúncios nas redes sociais também funcionam como uma forma de comunicação das companhias que não parece tão invasiva e que alcança o cliente em qualquer momento.

Quando usuários estiverem aproveitando o tempo livre para conferirem as publicações dos amigos, poderão entrar em contato com a marca, de acordo com seus interesses e com a probabilidade de gostarem daquilo.

Assim, naturalmente, a companhia se torna presente na mente e no imaginário dos consumidores, em um ambiente amigável e divertido. Ou seja, algo totalmente diferente de ambientes exclusivamente associados com publicidade incisiva, que já geram um efeito negativo de repulsa no cliente.

Ademais, essas estratégias são ótimas para gerar engajamento direto na própria plataforma, bem como para aprimorar as abordagens em cada canal.

Ao anunciar no Facebook, por exemplo, sua empresa conseguirá otimizar os resultados na maior rede social da atualidade, obtendo uma conexão maior com as pessoas de lá. Então, é possível dar o primeiro passo para iniciar um relacionamento duradouro com clientes nessas mídias. 

A partir de um anúncio, o cliente pode clicar para saber mais ou acessar a sua página oficial. Na página, ele pode entrar em contato com atendentes no chat, a fim de esclarecer algumas questões e se aproximar da compra.

Tudo isso representa um grande complemento a ações orgânicas que sua empresa já faz.

Quais são os tipos de social ads?

Vamos agora conhecer os principais tipos de social ads que existem de acordo com as maiores redes sociais existentes.

Facebook

ferramenta de anúncio do Facebook é uma das mais completas que você encontra na internet. Permite gerenciar a personalização das campanhas, de acordo com interesses, idade, curtidas, gênero, bem como outras questões.

O formato pode ser o que for conveniente: imagens, vídeos, carrossel, mensagens instantâneas etc.

Ferramenta de anúncio do Facebook

O pagamento é feito de acordo com o número de cliques, ações ou impressões, com a opção escolhida pelo usuário. Existe a possibilidade de acompanhar os resultados e, inclusive, realizar testes A/B para experimentar. 

Escolha do objetivo da campanha no Facebook Ads

Instagram

Instagram ads é um pouco menos completo do que o Facebook, mas também é uma ótima opção, já que a rede é muito popular. É possível segmentar por idade, região, preferência, dispositivos e outros.

Além disso, você consegue estabelecer diferentes propósitos para as campanhas: cliques, conversões, visualizações, compras etc.

Criação de anúncio no Instagram Ads

LinkedIn

Na rede social profissional, empresas também conseguem falar com o público por meio de ads.

É possível definir o posicionamento de maneira específica: de imagens que surgem na parte lateral, até mesmo links enviados diretamente aos usuários.

Formatos de anúncio do LinkedIn

Twitter

No Twitter, a ferramenta de anúncio difere um pouco das outras redes. Primeiramente, ela funciona com base em leilão do espaço virtual, com lances automáticos (valor definido pelo Twitter) e lances dados pela própria empresa que está pagando.

É possível promover assuntos, hashtags, contas e tweets específicos, de modo a alcançar o público que tem os mesmos interesses que os seus clientes.

Twitter Ads

TikTok

TikTok é a mais nova sensação da internet. As empresas têm percebido o poder dessa rede para anunciar e se comunicar com clientes de forma divertida.

Os anúncios são exibidos como banners e vídeos, customizados de acordo com a personalização da ferramenta.

TikTok Ads

Como usar os social ads de forma eficiente?

Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas de como utilizar corretamente as plataformas de anúncio das mídias sociais. Acompanhe!

1. Tenha objetivos

Primeiramente, é preciso ter um objetivo claro. Ao iniciar uma campanha em uma rede, a empresa já deve ter em mente a finalidade dessa ação, de modo a evitar perda de tempo e erros.

Objetivos da campanha no LinkedIn Ads

Por exemplo, se for conseguir maior engajamento, a estratégia já pode ser configurada dessa forma. Em sites como o Facebook, a opção de objetivo representa o call-to-action que aparecerá para os usuários.

2. Defina seu público-alvo

É preciso conhecer muito bem o seu público ideal. Pois, a partir de seu conhecimento, a empresa pode realizar as ações de segmentação.

Como vimos, as ferramentas oferecem muitas opções, com base em interesses e ações dos usuários, por isso, é necessário saber quais são as características do seu consumidor típico para não errar.

Para saber essas questões, você pode analisar o perfil do seu cliente atual e tentar espelhar uma persona para os social ads.

3. Conheça as características da plataforma

Em cada ação em plataformas digitais, o ideal é sempre considerar as limitações e especificidades de cada canal. Por exemplo: o Instagram é uma rede focada em imagens, então não faz sentido investir em textos longos de descrição que ofuscam o poder das imagens.

A depender de onde os ads serão posicionados, pode ser melhor escolher determinado formato e priorizar certas características.

O LinkedIn é uma mídia mais séria. Requer uma comunicação mais formal. Por outro lado, o TikTok é uma rede leve e divertida, o que demanda uma abordagem mais informal e descontraída.

Assim como em suas estratégias tradicionais de marketing, é preciso definir o tom de voz ideal para cada uma dessas plataformas, de modo a parecer adequado e preciso em suas ações.

4. Acompanhe seus resultados

Por fim, avalie sempre os resultados. Campanhas de anúncios sociais requerem ajustes constantes para garantir que a empresa alcance os seus objetivos e consiga converter mais pessoas. Assim, seu retorno será impulsionado e você obterá sucesso nas ações digitais.

Como vimos neste artigo, os social ads são uma forma efetiva de mídia paga nos ambientes virtuais em que os usuários estão.

Para conseguir sucesso nesses sites, a empresa precisa aprender qual o objetivo desses anúncios e como anunciar de forma correta em cada plataforma. Assim, será capaz de impulsionar as conversões e aumentar a lucratividade com as abordagens no mundo digital.

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